quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Regras

Participação

·         EMEBs do Ensino Fundamental da rede pública da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

Formação das Equipes:

·         Cada escola poderá ser representada por uma equipe de Robótica formada por no máximo dez alunos do Ciclo II, um tutor (um professor ou membro do trio gestor da U.E.) e um Pape lab.

Inscrição

·         Por email encaminhado para a SE 134 nas datas previamente estipuladas pela organização do evento.


Tema:   Desafios urbanos

Tarefas:

·         Entrega de um CD com as etapas do projeto (registro escrito e visual);
·         Confecção de um folheto com a apresentação do projeto desenvolvido na escola;
·         Apresentação cultural (clip, música, teatro, animação, etc)
·         Participar das missões de programação da arena

 Arena
  • A arena é o lugar onde fica o robô e  as montagens que compõe o cenário das missões.
  • Todas as escolas participantes utilizarão a mesma arena pré marcada.
  • Cada escola poderá construir a mesa da arena de acordo com as orientações técnicas de medidas e padrão enviadas pela SE.


Robô
  • Cada equipe monta o seu robô livremente ( partindo do robô padrão indicado pela SE) respeitando o limite de  um RCX e dois motores em sua construção.
  • As equipes podem levar  um robô para as missões e um robô extra para possíveis imprevistos e troca. O robô que inicia é o mesmo que termina uma partida. Não será permitida a troca de robô durante a realização das missões.
  • Acessórios extras (garras, bases e alavancas) podem ser acrescidos ou retirados do robô durante a realização das tarefas na arena.
·         Só poderão ser utilizados na partida o robô e os acessórios posicionados na Base, antes do início das missões.
·         Um robô pode ter vários acessórios, mas a sua retirada ou fixação no robô deve acontecer sempre na BASE.
  • Podem ser usados outros acessórios manuais para facilitar o cálculo ou direção do robô, mas eles devem ser retirados da arena antes do robô iniciar sua bateria de missões.
  • Montagens extras são definidas como objetos estratégicos colocadas no robô pela equipe durante o desafio e que não sejam parte do robô;
  • Você pode usar um objeto estratégico com a mão para preparar ou mirar um robô parado dentro da base, mas você deve largá-lo antes do robô iniciar o movimento e sair da base.
  • Um robô pode ter quantos objetos estratégicos a equipe achar necessário, lembrando sempre que a troca deve ocorrer somente na base.
Missão
  • Uma missão é algo que o robô deve tentar fazer dentro da arena para marcar pontos, nossa arena é composta por cinco missões e um desafio surpresa.
  • O robô inicia completamente dentro da Base e vai para uma ou mais viagens para realizar uma ou mais missões por viagem.
  • As missões podem ser realizadas em qualquer ordem, uma por uma ou em grupos, repetidas quando o tempo permitir ou ainda serem ignoradas.
  •  Ao FINAL da partida serão pontuados os resultados visíveis na arena, ou seja, somente ao final da partida será feita a somatória dos pontos, portanto as peças deverão estar posicionadas corretamente até este momento.
  • O robô não deve ser tocado fora da BASE. Havendo a necessidade de se resgatar o robô a equipe terá o desconto de pontos feito pelo juiz no momento da partida.

Partida
  • No evento, duas arenas do Desafio são unidas no centro do espaço de apresentação, e cada time é posicionado ao lado do outro para competir em uma partida, o desafio das equipes não é contra o grupo que está ao lado e sim contra o tempo.
  • Cada equipe terá até dois minutos para cumprir as missões. O desafio é contra o tempo e não contra equipes e as apresentações poderão acontecer com diferentes grupos.
  • Por dois minutos o robô tenta fazer a maior pontuação que conseguir, de acordo com  os resultados alcançados nas missões.
  • O cronômetro nunca pausa durante a partida.
  • Haverá pelo menos duas partidas, cada uma é uma nova chance para conseguir a melhor pontuação.
  • Uma partida não tem nada a ver com a outra, apenas a melhor pontuação que conta para a classificação.
Round
  • O processo de todos os times jogarem uma partida é chamado de round.
  • Nos eventos há pelo menos três rounds.
  • Entre sua partida em um round e o próximo, você normalmente tem tempo de ir à área de testes e trabalhar no robô e suas programações, conforme o necessário, mas este tempo é limitado, dependendo do cronograma e acontecimentos do evento.
É PROÍBIDO:
  • Prender ou anexar peças,fitas ou qualquer coisa diferente dos blocos de encaixe aos modelos.
  • Modificar o posicionamento ou tocar nos modelos de missão fora da base para qualquer propósito.
  • Usar equipamento eletrônico para baixar a programação em qualquer lugar perto da área de competição.
Posição de início
  • No início de cada partida, todos os objetos que serão utilizados nas missões devem estar completamente dentro da base, inclusive garras e peças extras.
Posição de Início


Equipe:
O número máximo admissível de membros de uma  equipe  é dez, sem incluir professores e PAPE;
No evento, apenas dois membros do time vão na arena no momento de competição.
O resto da equipe precisa ficar fora da área de competição, onde a arena de desafios é posta, mas não muito longe, para haver a possibilidade de fazer substituições entre os membros, caso seja necessário.  A substituição poderá ser feita a pedido do juiz da prova ou da PAPE responsável.

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