Participação
· EMEBs do Ensino Fundamental da rede pública da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.
Formação das Equipes:
Cada escola poderá ser representada por uma equipe de Robótica formada por no máximo dez alunos do Ciclo II, um tutor (um professor ou membro do trio gestor da U.E.) e um Pape lab.
Inscrição
· Por email encaminhado para a SE 134 nas datas previamente estipuladas pela organização do evento.
Tema: A Cidade que queremos.
Tarefas:
· Entrega de um CD com as etapas do projeto (registro escrito e visual);
· Confecção de um folheto com a apresentação do projeto desenvolvido na escola;
· Apresentação cultural -tempo máximo de apresentação 5 minutos (clip, música, teatro, animação, etc)
· Participar das missões de programação da arena (Cada equipe terá 2 minutos para realizar as missões).
Arena
- A arena é o lugar onde fica o robô e as montagens que compõe o cenário das missões.
- Todas as escolas participantes utilizarão a mesma arena pré marcada.
- Cada escola poderá construir a mesa da arena de acordo com as orientações técnicas de medidas e padrão enviadas pela SE.
Robô
- Cada equipe monta o seu robô livremente respeitando o limite de um RCX e dois motores em sua construção.
- As equipes podem levar um robô para as missões e um robô extra para possíveis imprevistos e troca. O robô que inicia é o mesmo que termina uma partida. Não será permitida a troca de robô durante a realização das missões.
- Acessórios extras (garras, bases e alavancas) podem ser acrescidos ou retirados do robô durante a realização das tarefas na arena.
- Só poderão ser utilizados na partida o robô e os acessórios posicionados na Base, antes do início das missões.
- Um robô pode ter vários acessórios, mas a sua retirada ou fixação deve acontecer sempre na BASE.
- Podem ser usados outros acessórios manuais para facilitar o cálculo ou direção do robô, mas eles devem ser retirados da arena antes do robô iniciar sua bateria de missões.
- Montagens extras são definidas como objetos estratégicos colocadas no robô pela equipe durante o desafio e que não sejam parte do robô;
- Você pode usar um objeto estratégico (régua, papel, EVA) com a mão para preparar ou mirar um robô parado dentro da base, mas você deve largá-lo antes do robô iniciar o movimento e sair da base.
- Um robô pode ter quantos objetos estratégicos a equipe achar necessário, lembrando sempre que a troca deve ocorrer somente na base.
Missão
- Uma missão é algo que o robô deve tentar fazer dentro da arena para marcar execução, nossa arena é composta por sete missões.
- O robô inicia completamente dentro da Base e vai para uma ou mais viagens para realizar uma ou mais missões por viagem.
- As missões podem ser realizadas em qualquer ordem, uma por uma ou em grupos, repetidas quando o tempo permitir ou ainda serem ignoradas.
- Ao FINAL da partida será marcado os resultados visíveis na arena, ou seja, somente ao final da partida será feita a vistoria, portanto as peças deverão estar posicionadas corretamente até este momento.
- Caso haja necessidade de resgate do robô, ele deverá ser posicionado novamente na base, para reinício da missão (perca de tempo).
Partida
- No evento, arenas do Desafio são unidas no centro do espaço de apresentação, e cada equipe é posicionada ao lado de outra para realização das missões. O desafio das equipes não é contra o grupo que está ao lado e sim contra o tempo.
- Cada equipe terá até dois minutos para cumprir as missões.E as apresentações poderão acontecer com diferentes grupos.
- Por dois minutos o robô tenta fazer o maior número de missões que conseguir.
- O cronômetro nunca pausa durante a partida.
- Haverá pelo menos duas partidas, cada uma é uma nova chance para conseguir a melhor apresentação.
- Uma partida não tem nada a ver com a outra, apenas a melhor apresentação.
Round
- O processo de todas as equipes jogarem uma partida é chamado de round.
- Entre sua partida em um round e o próximo, você normalmente tem tempo de ir à área de testes e trabalhar no robô e suas programações, conforme o necessário, mas este tempo é limitado, dependendo do cronograma e acontecimentos do evento.
É PROÍBIDO:
- Prender ou anexar peças,fitas ou qualquer coisa diferente dos blocos de encaixe aos modelos.
- Modificar o posicionamento ou tocar nos modelos de missão fora da base para qualquer propósito.
- Usar equipamento eletrônico para baixar a programação em qualquer lugar perto da área de apresentação.
Posição de início
- No início de cada partida, todos os objetos que serão utilizados nas missões devem estar completamente dentro da base, inclusive garras e peças extras.
Posição de Início
Equipe:
O número máximo admissível de membros de uma equipe é dez, sem incluir professores e PAPE;
No evento, apenas dois membros do time vão na arena no momento da apresentação.
O resto da equipe precisa ficar fora da área de apresentação, onde a arena de desafios é posta, mas não muito longe, para haver a possibilidade de fazer substituições entre os membros, caso seja necessário. A substituição poderá ser feita a pedido do juiz da prova ou PAPE responsável.
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